UMA EXECUTIVA ESTRESSADA QUE PODE REVER SEU PAPEL FEMININO Residia no Rio de Janeiro a dois anos, viera transferida de São Paulo. Executiva de uma grande empresa Multinacional, sua família residia no estado de São Paulo. É a terceira filha de uma família de quatro irmãos de classe média alta.
Queixa
A principal queixa era que se sentia muito cansada,mas chegou na sessão bem objetiva, dizendo que fez terapia a dois anos com uma psiquiatra , e que resolveu aceitar a indicação de uma amiga dela que havia sido minha paciente. Dizia que como profissional está sempre em busca de auto-conhecimento.
Primeiras impressões:
A paciente chegou um tanto comunicativa, mas de forma superficial, sem muito contato com as emoções, bastante racional. Sempre que trazia uma queixa fazia uma justificativa. Olhar e fala levemente hostil, e tinha um ar desconfiado. O corpo parecia ser frágil, Uma aparência envelhecida no corpo apesar da pouca idade. Postura rígida e aparência de executiva. Personalidade histérica.
Descrição dos atendimentos
1ª a 8ª sessões
Nas primeiras sessões iniciamos com psicoterapia verbal. A paciente narrava suas questões, sempre desqualificando a importância do que estava trazendo. A fala era desconectada da emoção. Observei que sentada na poltrona a paciente poderia permanecer num discurso muito superficial. Propus a partir da 3ª sessão que ela fosse para o colchão experimentar uma forma mais relaxada, para falar e receber massagem, ela achou diferente e aparentemente gostou Gerda Boyesen diz: “O simples fato de estar estendido provoca, graças a gravidade do corpo, um processo de relaxamento dinâmico: A posição dos conjuntos de músculos do esqueleto muda o equilíbrio dos flexores e extensores se restabelece pouco a pouco. As tensões residuais dos músculos modificam-se, a tensão interna profunda se dissolve aos poucos e o psicoperistaltismo se abre”. Percebi que deitada a resposta foi positiva e poderia ser uma forma de iniciar o trabalho de massagem. Iniciei com a massagem nas extremidades, pois era uma forma de ir tocando o corpo de forma menos invasiva, e a ideia de massagear a região da cabeça para trabalhar a carga excessiva, que aparecia tanto pelo cansaço como pela fala racional. No inicío os ruídos no estetoscópio eram bem intensos com barulhos de explosões, ao final da massagem o ruído era de água circulando uma abertura do peristaltismo. A paciente se sentiu muito relaxada e trouxe lembranças da época de adolescência, onde morou nos Estados Unidos, relatando ser uma época em que se sentia muito livre e feliz. A partir do primeiro trabalho com a massagem, foi muito interessante observar, como a resistência ia cedendo e foi o início de um vínculo que começava a se estabelecer. Nas sessões seguintes a paciente chegava falando do quanto esperava a Terapia para poder relaxar na massagem. Muitos conteúdos surgiram: Lembranças da adolescência, do difícil relacionamento com o pai, pois ela o sentia manipular a família , utilizando o dinheiro, a paciente sentia que poderia se libertar desta manipulação, saindo de casa e ganhando sua independência. Trabalhou duramente, para fugir desta dependência.
9ª à 27ª sessões
Nesta fase da terapia muitos conteúdos apareceram voltados para o peso que o cargo de executiva trazia em sua vida. Produzindo falta de espontaneidade e cansaço. Trabalhei com a massagem de escoamento, e de distribuição de energia, pois, ela falava sobre o peso e o cansaço que se concentravam na parte superior do corpo, , cabeça, pescoço, ombros e tórax. Durante e após a massagem a paciente chorava muito, lembrando da sua relação com seu pai, o medo de ficar indefesa como a sua mãe, queria pedir demissão da empresa, mas temia ficar sem dinheiro como sua mãe. O modelo de feminino era associado a fraqueza, e se identificava com o pai,mas tinha medo de ter aspectos negativos como ele. Também neste período começou a falar sobre o noivo, que o considerava muito passivo, e não conseguia dar segurança financeira para que ela pudesse tirar um tanto deste peso que carregava. Trazia sentimentos ambivalentes em relação ao noivo, gostava de sua personalidade calma tranquila, mas queria poder admirá-lo profissionalmente. As massagens permitiram a paciente experimentar um relaxamento, entrar em contato com sua auto-regulação. Muitas vezes não queria levantar do colchão, mas ao mesmo tempo vinha o medo de ficar muito relaxada de perder a segurança e agilidade. Percebi que a couraça estava se dissolvendo.
28ª a 44ª sessões:
Nesta fase um vínculo maior já havia se estabelecido comigo, trabalhei com a associação de livres movimentos, pois percebia que poderia deixar o corpo se expressar mais livremente, uma vez que havia mais confiança e menos resistência. Surgiram movimentos de encolhimento do corpo, posição fetal, nesta sessão específica a paciente foi regredindo até o que imagino ser a experiência de reviver o nascimento, surgia uma grande angústia e falta de ar, entrou numa sensação de formigamento do corpo todo e sensação de desespero, Fui acompanhando seus movimentos, ela me pedia para que ajudasse a sair, fui empurrando, e fazendo contorno com as almofadas. Até que a sensação de formigamento foi passando e relatou sentir um grande alívio. Penso que Houve uma reparação de um registro corporal, traumático, ligado ao seu nascimento. Outros conteúdos surgiram nas sessões seguintes, ligados ao nascimento da irmã mais nova, a paciente tinha 12 anos, e tinha a sensação de ter assumido a responsabilidade como se fosse mãe,pois sentia que sua mãe precisava de sua ajuda, carregava isto como um peso, este insight ela obteve durante as massagens. Falava que sentia falta do toque de sua mãe, que seu carinho era expresso através da alimentação e cuidados,mas sentia falta do toque. Fiz massagem colônica e de contorno para que pudesse trazer a sensação de segurança neste período regredido em que a paciente se encontrava. Winnicott fala sobre a importância dos cuidados maternos para q a psique possa habitar o soma. Assim, acredito q a massagem biodinâmica facilita a integração psicossomática. A resposta da paciente sempre era muito positiva, pois me agradecia muito pela sensação de bem estar que ficava após a sessão.
45ª a 65ª sessões
Nesta fase a paciente oficializou a união, já morava junto com o noivo e se casaram. Apareceu mais fortemente os questionamentos, sobre a inversão dos papéis que havia na relação. Sentia que não poderia exercer o seu aspecto feminino na relação com ele. Surgiram lembranças de momentos em que viu o seu pai agredir fisicamente sua mãe, seu corpo tremia por inteiro , trazia o medo e a sensação de impotência. Percebeu que havia escolhido um marido que tinha aspectos semelhantes aos de sua mãe, pois tinha medo de um homem que tivesse poder e força e repetisse o que seu pai fez com sua mãe. Durante algumas sessões vivenciando o medo, trazia muitos sonhos de perseguição. Durante as massagens, qualquer ruído trazia um reflexo de sobressalto. Sentia que o trabalho com a massagem estava atingindo várias camadas emocionais. Percebi uma hipotonia em suas pernas, trabalhei com a massagem hipotônica. Após o período vivenciando o medo, começou a aparecer a raiva, do marido, da empresa, este sentimento possibilitou que ela estabelecesse alguns limites. Raiva do controle que o pai tinha sobre ela, e questões ligadas a sexualidade na adolescência. Começou a ficar menos pesado o trabalho e posição, pois percebia que os limites que estava estabelecendo ajudava, estar em contato com suas vontades. A família depositava grande expectativa sobre ela, tanto de ser a conselheira, como ser ponto financeiro., este limite era o mais difícil na época.
66ª a 86ª sessões
A paciente estava desejando engravidar a algum tempo e não conseguia, iniciou um processo de avaliação e descobriu que o marido tinha um problema que impedia, foi muito frustrante para ela. Este desejo ficou muito presente, sentia que se engravidasse poderia resolver todos os problemas, inclusive teria uma justificativa para pedir demissão. Nesta fase iniciou um tratamento, e o marido fez uma pequena cirurgia que resolveu o problema. A ansiedade para engravidar ficou muito presente, e a cada mês que descia sua menstruação sua frustração aumentava. Fiz massagem nos pés e massagem na aura( tirando espirais na cabeça) e trabalho com as polaridades para diminuir a ansiedade. Depois de um tempo a paciente engravidou, ficou extremamente eufórica, parecia que se apropriava de uma onipotência, onde poderia acontecer qualquer coisa que ela estava acima, ficou um pouco desconectada dos seus sentimentos e do seu corpo. Depois de um tempo sofreu um aborto espontâneo, que trouxe um imenso sofrimento, sentimento de impotência e uma grande desconexão. Trabalhamos o luto, muita massagem de polarização para integrar o corpo, Crânio sacral, para dormir pois a insônia veio como um forte sintoma. Foi muito acolhida por amigos e familiares. O processo foi sofrido, mas com o tempo a insônia foi diminuindo, a paciente foi ficando mais fortalecida e continuava a pedir massagem nos pés. Dizia que precisava sentir sua força novamente, eu percebia que suas pernas estavam mais tonificadas.
87ª a 107ª sessões
A paciente estava mais espontânea, mais alegre e estava querendo muito pedir demissão, mais a cada mês era mais elogiada no trabalho, recebia mais benefícios, e propostas de melhorias e a ocupar cargos maiores, o que dificultava muito sua decisão de sair. Nesta fase eu engravidei, e Lúcia ficou com um misto de sensação, falou sobre a sua frustração de não conseguir segurar a gravidez, quando eu dei a notícia a paciente chorava muito, pois estava feliz por mim, mas se sentia impotente. Mas nesta fase, teve a oportunidade de experimentar atividades voluntárias, iniciou Yoga, ficava mais tempo em casa, se sentia mais auto-regulada. Percebia que aspectos de sua personalidade primária, estavam mais presentes. Gerda fala que a Personalidade primária pode ser definida como um bem estar independente. Mesmo com o conflito de tomar a decisão, estava se sentindo menos cansada, mais vitalizada. Nesta fase ela pedia massagem nas extremidades, e sentia muita vontade de dançar depois.
108ª a 128ª sessões
A paciente engravidou, vivenciou um período muito tranquilo, estava mais serena e consciente, teve um parto natural na água. Pediu demissão, mudou-se para Cidade dos familiares. Atualmente se sente muito bem, resgatou aspectos de sua feminilidade, está bem mais auto-regulada.
Conclusão
Fiquei muito satisfeita em perceber como a Massagem Biodinâmica podia trazer estes resultados. Como o vínculo de confiança continuava forte, me pediu para continuar atendê-la via Skype, não temos a possibilidade do trabalho de massagem, mas continuo trabalhando seu corpo com algumas técnicas da psicologia formativa de forma Biodinâmica