Thelma Bueno thelmapbueno@gmail.com
A Psicologia Biodinâmica de Gerda Boyesen e a Experiência Somática de Peter Levine apresentam estreito grau de parentesco na família de sobrenome “Corporal”gerada por Wilhelm Reich. Como primas, carregam traços comuns e outros que se distanciam, tanto na sua prática quanto no campo teórico. Longe de querer dar conta das diferenças e defender uma ou outra, minha pretensão é de compartilhar alguns pontos que despertaram curiosidade e o desejo de melhor compreender seu uso na prática clinica. As duas abordagens concordam que não há separação entre mente e corpo e que o corpo é o território no qual conteúdos psíquicos podem ser acessados. Assim, consciência corporal e o conhecimento de si são imprescindíveis para a desarticulação dos fios que compõe o trauma e consequentemente, para a retomada da harmonia, do bem estar interior e da saúde. O conceito de autorregulação se coloca na cena principal. Segundo Reich, a autorregulaçãoé, na sua essência, a capacidade do ser humano de ouvir sua própria natureza, estar em contato com suas próprias necessidades, permitindo que o organismo cumpra seu fluxo de carga e descarga das emoções, tensões, traumas. Esta capacidade inata écomum aos animais. Mas, no caso do Homem que vive inserido em uma cultura, sofre a interferência dos centros cerebrais superiores responsáveis pela linguagem, pelo pensamento etc. Buscar a autorregulação é uma das finalidades da Psicologia Biodinâmica. Nos enunciados da International Foundation for Biodynamic Psychology temos que:
O organismo saudável tem o poder de exprimir, resolver e digerir até mesmo violentos choques emocionais, contanto que tenha condições necessárias de paz e segurança. Apenas quando a pessoa perde sua capacidade inerente e natural de autorregulação e de autocura é que a neurose se desenvolve. A terapia Biodinâmica procura restaurar esta perda ou diminuição da capacidade de autorregulação, e procura alcançar o “núcleo vivo”, o âmago da pessoa, estimulando e encorajando sua expansão. (Cadernos de Psicologia Biodinâmica, V 1, 1983, p10).
O organismo saudável tem o poder de exprimir, resolver e digerir até mesmo violentos choques emocionais, contanto que tenha condições árias de paz e segurança. Apenas quando a pessoa perde sua capacidade inerente e natural de autorregulação e de autocura é que a neurose se desenvolve. A terapia Biodinâmica procura restaurar esta perda ou diminuição da capacidade de autorregulação, e procura alcançar o “núcleo vivo”, o âmago da pessoa, estimulando e encorajando sua expansão. (Cadernos de Psicologia Biodinâmica, V 1, 1983, p10). A grande contribuição de Gerda Boyesen às terapias corporais é justamente a ideia a respeito do peristaltismo como regulador da tensão nervosa acumulada nos tecidos corporais do indivíduo. Nos seres humanos nota-se uma variação quanto ao impacto do que potencialmente traumatiza, bem como dos gatilhos que provocam a liberação dos efeitos do trauma. Ao que parece esta variação está associada à singularidade humana, a historia de vida, os acontecimentos e seus efeitos na formação psíquica do indivíduo desde os primeiros momentos de sua jornada. A teoria do amadurecimento desenvolvida pelo psicanalista Donald Winnicott enfatiza a importância das experiências relacionais nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento saudável do indivíduo. Para ele a constituição do psiquismo e do corpo éuma conquista, conforme Rego:
Acho muito interessante essa visão de que a integração entre o psiquismo e o corpo não é algo automático, e sim uma conquista gradual que pode ou não acontecer, ou acontecer de modo incompleto, de acordo com as vicissitudes do amadurecimento. Para Winnicott (1990c, p.37), [ “a base da psique éo soma, em termos de evolução , o soma foi o primeiro a chegar. A psique começa como uma função imaginativa das funções somáticas, tendo como sua tarefa mais importante a interligação das experiências passadas com as potencialidades, a consciência do momento presente e as expectativas do futuro. Édesta forma que o self passa a existir.”] (Rego, 2014, p.246)
Diferente dos outros mamíferos que já nascem prontos, o animal humano nasce frágil e dependente da condição de vida oferecida pelos outros humanos, pais, familiares etc. Nesta linha de pensamento, as experiências primárias, cujo registro se mantém nos arquivos do corpo e do psiquismo, têm influência direta no desenvolvimento da capacidade de enfrentamento, da resiliência, da capacidade de recuperação diante de situações de stress e da governança da energia que circula no organismo. Na Psicologia Biodinâmica o psiquismo ocupa lugar central e o corpo é o território no qual o mundo psíquico se expressa.
A Psicologia Biodinâmica, desenvolvida pela psicóloga e fisioterapeuta norueguesa Gerda Boyesen, estuda e trata dos processos psicológicos no contexto amplo dos processo de vida de uma pessoa. Os processos “da mente”e “do corpo”são vistos como aspectos em interfuncionamento de de um único desenvolvimento biodinâmico. (Cadernos v.1,1983,p.9)
Gerda, assim como Freud e Reich, se ocuparam de encontrar caminhos para que o inconsciente chegasse à consciência e pudesse por ela ser traduzido. A Psicoterapia Biodinâmica funciona neste paradigma de conscientizar o inconsciente e assim influenciar positivamente conflitos, sintomas, escolhas, na sua maioria determinados pelo inconsciente. Boyesen, no seu trabalho como fisioterapeuta no Instituto Bulow-Hansen, encontra na massagem uma via de acesso os conteúdos arquivados ao longo da historia de cada pessoa.
Tendo como primeiros alicerces as ideias de Reich e a terapia com Raknes, Boyesen viria a construir as bases da Psicologia Biodinâmica, que faz da massagem, do relaxamento dinâmico e da escuta do impulso interior seus principais recursos terapêuticos…nosso corpo é a inscrição viva do nosso percurso existencial.(Aldrighi, 2014, p.64)
O ideia de que o trabalho corporal produz efeitos no âmbito psicológico e de que através da massagem tocam-se as entranhas psíquicas do indivíduo, está na base da teoria de Gerda. Neste sentido, em seu livro Entre Psiquê e Soma, encontramos a referencia de que a Massagem Biodinâmica é “uma massagem que funciona como psicanálise”. Conforme diz Rego:
A psicanálise aparece nos textos de Gerda quase sempre articulada com as ideias de Wilhelm Reich…em que são importantes tanto as intervenções corporais quanto os conceitos freudianos. A noção de recalque se faz muito presente em seus escritos…( Rego, 2014,p.41)
No dicionário de Psicanálise recalque é definido como: “operação na qual o sujeito procura repelir ou manter no inconsciente representações ( pensamentos, imagens, recordações) ligadas a uma pulsão”(Laplanche & Pontalis, 1991,p.430) A Psicologia Biodinâmica e a Experiência Somática entraram na minha prática clínica simultâneamente, jáque iniciei meus estudos em Biodinâmica na mesma época em que caminhava para a finalização da minha formação em SE. Eu tinha como objetivo integrar a experiência adquirida no meu trabalho com a Psicologia, com a Medicina Tradicional Chinesa e com outras modalidades de massagem, construindo assim uma atuação clínica consistente. Desde então, venho trabalhando o corpo e a sensopercepção com resultados que julgo interessantes e pertinentes. A ideia de que a auto-percepção, através da sensopercepção, ou seja, de que o refinamento da percepção sobre si mesmo favorece e amplia a capacidade de autorregulação do organismo, transformou-se em um dos pilares da minha clínica. Ao usar toques e massagem ou mesmo nos momentos em que a pessoa conta algo sobre si, o organismo pode liberar reações vegetativas que foram inibidas durante o trauma, como choro, contrações musculares, tremores, movimentos involuntários etc. A excitação excessiva vai sendo descarregada, diminuem as defesas e vai sendo restabelecida a função natural do organismo de autorregulação. Rastrear as sensações, como se passando esta dimensão sensorial por um scanner, éuma poderosa ferramenta de acesso ao mundo interno. Ao ensinar isto aos pacientes usando com frequência o exercício de rastrear nos meus atendimentos e também incentivando a sua prática na rotina diária destas pessoas, notei que se ampliava a capacidade para entrar em contato com vivências emocionais que provocam um aumento de excitação. Acredito que com isso as pessoas aprendem a modular a saída da energia que fica encapsulada, congelada no momento do trauma. A descarga suave torna menos assustador o contato com as correntes vegetativas. Neste ponto é que entra o importante papel do terapeuta Biodinâmico que, com sua postura respeitosa, acolhedora, empática, consciente do ritmo diferente para cada organismo e da sua responsabilidade ao ser testemunha da história do seu cliente, cria um ambiente seguro e convoca a expressão do movimento que foi interrompido na situação traumática. A presença calma, tranquila e tolerante, descrita por Gerda como a de uma parteira que acompanha o nascimento do bebê e interfere de forma justa, estabelecendo um ambiente propicio à confiança, à expressão das emoções e ao contato. Usando um pensamento livre e simplório, talvez seja possível dizer que o arcaico sistema reptiliano éconvocado pela tranquilidade, pela fala suave do terapeuta, pela presença firme e calma. O sistema entende que não há perigo, que é possível descansar. O sistema límbico se manifesta deixando fluírem emoções e lembranças; e o sistema neocortical assume o papel de observador. No meu trabalho rastrear as sensações é como desligar o alarme e abrir a porta para entrar no mundo interno. Aprender a modular as sensações, ou como se diz no SE a pendular, equivale a ensinar o sistema a evitar entrar em curto circuito. Em outros termos, este processo vai abrindo um caminho para que o sistema nervoso recupere o movimento natural entre a atuação simpática e parassimpática. Entre ativação e relaxamento. Lembro-me do atendimento a uma paciente que sofria de crises de ansiedade e que durante o trabalho em que usei toque e rastreamento ela me disse que sentia como “se tivesse sido desligada a bomba relógio que vivia em seu peito”. Mas este é só o início do trabalho, um modo de facilitar o mergulho na alma. A história do paciente, sua relação com o momento atual, os relacionamentos, as dificuldades, as repetições, o que hápara ser traduzido pela consciência, continua a ser o foco da minha clínica. Espero com este texto despertar a curiosidade para que outras aconteçam, mais conexões sobre o tema se façam, favorecendo assim a ampliação e fortalecimento da nossa pratica clinica.